Conheça um pouco da história dos vestidos de noiva

Com rendas, véus, tecido branco e com muitos outros detalhes – os vestidos de noiva nem sempre foram como conhecemos.

Ainda nos registros bíblicos é possível encontrar trechos em que há destaque para vestimentas especiais para casamento, mas nem sempre as vestes eram  brancas.

Na Idade Média, entre 476 D.C. e 1453 D.C. por exemplo, os vestidos longos para casamento tinham cores variadas, como o vermelho, muito comum na época. A intenção na verdade é que o vestido de noiva fosse grandioso e luxuoso para mostrar o poder aquisitivo da família.

Confira mais sobre como começou a tradição de casar de branco.

Quando começou a tradição do branco para os vestidos de casamento?

Na verdade, não existe um consenso sobre quando a cor branca do vestido de noiva perfeito tornou-se predominante nas cerimônias.

Alguns especialistas acreditam que no século XVI,  Mary Stuart, rainha da Escócia foi uma das primeiras a utilizar a cor. Por outro lado, historiadores discordam e atribuem o pioneirismo à Maria de Médice da França, que se casou com Henrique IV, herdeiro da coroa francesa, no século XVII.

Apesar disso, é inegável que vestidos para casamento brancos só se popularizaram com a rainha Vitória da Inglaterra, no século XIX, quando a mesma desfilou com um exuberante vestido de noiva com renda.

Neste ponto, é importante ressaltar as razões pelas quais muitas mulheres se inspiraram nos vestidos brancos por causa da Rainha Vitória da Inglaterra. O fato é que até naquele tempo os casamentos arranjados eram muito comuns, mas o diferencial da rainha é que seu matrimônio com o príncipe Alberto teria sido motivado por amor e não como um simples casamento arranjado.

Essa história fez com que muitas noivas se inspirassem na rainha e continuassem a usar o branco no vestido para casamento longo.

Dentre as teorias, conta-se ainda que Vitória teria escolhido a cor para simbolizar a pureza e castidade.

Vestidos de noiva do século XXI 

No século XXI, os modelos de vestido de noiva continuam com tecidos finos e detalhes de tirar o fôlego.

Ao invés de demonstrarem patrimônio, o vestido de noiva rodado e vestido de noiva estilo princesa fazem cada mulher ficar linda para seu companheiro e sobretudo para si mesmo.

Nos anos 2000, os vestidos princesa com grande volume na parte das saias, resgataram os modelos pomposos de antigamente e acrescentaram um toque de modernidade com novos recortes, como aconteceu com o vestido de noiva tomara que caia, por exemplo.

Atualmente, eles reúnem uma série de características para todo o tipo de mulher.

As mais modernas apostam em vestidos de noiva sereia ou com mistura de texturas. Já as noivas mais clássicas e românticas não esquecem das jóias com pérolas, do véu e do clássico vestido de renda.

Independente de tradição, o vestido de noiva ideal é aquele em que você se sente bem.  Nada de passar o seu grande dia com desconfortos ou sentindo-se mal.

Na hora de escolher, procure por uma loja de vestido de noiva de confiança e que coloque à disposição profissionais competentes para ajudar as peças de acordo com suas preferências. Boa sorte noivinha!